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Tentativas de fraudes financeiras aumentam no Brasil em 2022

12 de novembro de 2022
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As ameaças cibernéticas de fraude financeira no Brasil aumentaram durante o primeiro semestre de 2022, de acordo com um relatório da Apura Cyber ​​​​​​​​Intelligence.

Apenas com cartões, as tentativas de fraude online aumentaram 637% em comparação com o mesmo período do ano passado.

No entanto, o crime digital mais preocupante é a chamada “tela falsa”, segundo a pesquisa. Nele, os fraudadores preparam páginas enganosas na Internet, idênticas às empresas que procuram as vítimas.

Dessa forma, o consumidor é levado a acreditar que está acessando o site original, quando na verdade está inserindo suas informações pessoais, e até mesmo números de cartão de crédito, em uma página falsa que os criminosos usam para roubar informações.

Nos primeiros seis meses deste ano, as buscas pelo termo ou referência à atividade criminosa aumentaram 67% em relação ao mesmo período de 2021.

Outro termo destacado pela pesquisa foi “trapaceiro”. Na prática, os criminosos tentam contornar a necessidade de enviar selfies para procedimentos como abertura de contas ou solicitação de cartões de crédito ou empréstimos online.

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, as buscas ou menções a esse tipo de crime digital aumentaram cerca de 659%.

Um especialista em prevenção de fraudes explica que os bancos digitais “cresceram muito” e expandiram suas bases de clientes durante a pandemia. Isso trouxe muitas pessoas que estavam à margem dos serviços digitais e que têm pouca consciência dos golpes da Internet no sistema.

Com esses riscos ainda no horizonte, 83% das organizações brasileiras prevêem um aumento nos gastos com segurança cibernética em 2022, segundo estudo da consultoria PwC.

A pesquisa também mostra que 45% das empresas brasileiras estimam um aumento de 10% ou mais no investimento em segurança digital este ano para garantir a segurança dos dados. No ano passado, apenas 14% expressaram a mesma preocupação.

O que fazer para evitar ser vítima de golpes

1) Identifique se o site, e as ofertas, são verdadeiras

É preciso ter muito cuidado com promoções irreais de sites duvidosos e e-mails que prometem preços muito abaixo dos praticados no mercado, por exemplo.

Primeiro, verifique se o site tem todos os certificados e o cadeado de segurança exibidos na barra do navegador, bem como o selo do fornecedor na parte inferior da página.

A empresa vendedora deve fornecer dados cadastrais como CNPJ, nome da empresa e endereço da sede, é importante pesquisar também em sites como Posso Confiar, Reclame Aqui e Procon para ver se o negócio é confiável.

2) Preste atenção aos links

Não clique em links que vêm por e-mail ou aplicativos de mensagens até que você verifique a qualidade do negócio.

Alguns criminosos fazem pequenas alterações no endereço (URL) que as vítimas acabam não percebendo. Na dúvida, digite o endereço da empresa no navegador e procure o produto diretamente.

3) Prefira um cartão de crédito virtual

O cartão de crédito, principalmente o virtual, é a forma mais rápida e segura de confirmar uma compra, oferecendo a possibilidade de reembolso em caso de fraude ou não recebimento do produto por falta de estoque.

O PIX rapidamente pegou os consumidores, mas foi usado para muitos golpes. Por isso, é preciso ter muito cuidado, principalmente pela dificuldade de recuperar o dinheiro em caso de fraude. O pagamento por ordem de pagamento representa um risco ainda maior porque existe um vírus que altera o código de barras do documento e redireciona o pagamento para a conta dos criminosos.

4) Mantenha seu sistema atualizado

Alguns erros de segurança são corrigidos pelos próprios fabricantes com novas versões de sistemas operacionais. Por isso, antes de comprar, mantenha seus sistemas de computador e dispositivos móveis atualizados, além de ferramentas de segurança como antivírus e firewalls para evitar ser infectado por possíveis malwares enquanto navega na web.

5) Conheça seus direitos

Para todas as compras online, você tem o direito de se arrepender e devolver o produto no prazo de sete dias corridos. Não hesite em exercer este direito.

 

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